sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Diário de uma Semana sem Sutiã

O jornalismo é tão pouco inventivo
que falta de sutiã é manchete
Devo admitir que pesquei essa ideia de uma vlogueira famosa: escrever sobre sete dias de peitos livres! Nunca pensei que seria capaz de tanto! Quando a gente virou a peituda da sala na quinta ou sexta série, cisma que terá que contê-los até a eternidade. Afinal, nos ônibus eles balançam demais. Com cotoveladas eles doem. Na TPM, eles incham. Pois é, ao contrário das nossas ancestrais índias me via viciada nos dito cujos até o final dessa existência. Mas quem precisa da DeMillus, Valisere e cia quando está engessada na mãe, literalmente de pé para cima (meu amigo professor de história pensou que fosse uma figura de linguagem quando escrevi de Paraty que estava assim... Sabia de nada inocente!)
Lembro da minha amiga tradutora free lancer, que tem um pijama para trabalhar e outro para dormir: estou quase lá camarada! Será que ela também aboliu o sutiã? Até onde me lembro ela era tamanho 42 como eu...
Não foi uma libertação indolor, pois o ponta pé incial foi quebrar o metatarso... Mas quem se preocupa onde está o sutiã "que aguenta o tranco" quando o foco por dias e dias é encontrar uma posição que não doa, nem formigue ou incomode para ler, navegar e dar risada à toa? Hoje minha amiga quis saber se já estou passeando na rua. Quando pensei que já dominava as begalas, escorreguei na cozinha recém lavada. Fazer o que na vizinhança em que somos rodeados por "buracos nas calçadas", literalmente? Uma vantajona que tenho encontrado de ficar de molho é: sempre que me contam o quanto o sol está escaldante lá fora, eu apenas sinto muito franzindo as sobrancelhas. Estou perdendo todo o bronzeado que não adquiri enquanto estive na cidade histórica fluminense que tem praia. Mas quem se impota tendo sido a branquela azeda desde o pré escola? Já desconstruí essa "pira" de que ainda nessa vida tinha que voltar das férias morena jambo feito minhas amigas do movimento negro. Não sou branca demais, sou branca na medida. Qualquer incômodo visu alheio.
Mulher à frente de seu tempo
é a que sai balançando à luz do dia
pode fazer algum requerimento de devolução e troca ao departamento superior, mas ao que tudo indica estão ocupados demais para essas picuinhas de se importar com o
Como recomendava minha colega de trabalho, voltando à vaca fria... Cá estou eu, peituda e praticamente uma ativista dos Mamilos Livres. Ok, talvez nem tanto. Depende da camisola, eu admito. O bom é que sem a perspectiva de enfrentar a calçada que nunca ajudou nem a mobilidade das minhas malas de rodinha, que dirá das muletas, nem cogito conferir se está transparente ou não. Teve um vestido que herdei, pra não perder o costume, pois nessa família o escambo horizontal de roupas é muito ativo, me meti nele e nem parei no espelho pra verificar como caiu. Pendurada nas muletas não é lá muito cômodo ajustar roupinha de pé aqui e acolá. Ponho e entrego para Deus.
Caramba, como uma pessoa pode fugir tanto ao foco! Tem que ser blogueira, desencanar de ser "jornalêra", ó Senhor! Então, peitudas do meu Brasil varonil, se eu fosse vocês abolia o sutiã uma semana durante umas férias. Recomendo tanto a experiência que farei retiros na Serra da Mantiqueira pra queimarmos sutiãs com ferrinho embaixo do seio. Estes dias ouvi que o sutiã com bojo não serve aos peitos pequenos, sobra e começa a entrar roupa nele. Pois para gente que tem grande também é uó, já temos comissão de frente o bastante, daí colocamos esses malditos com ferrinho e enchimento e pronto, nunca mais conseguimos retomar contato visual com nenhum homem, pois como já revelou uma sabedoria de sitcom, vivemos em uma sociedade mamocêntrica. Fora que embaixo da roupa, desconfio que ele deixe alguns decotes tão à vontade em cima que tudo que vamos comer, dividimos com o meio do peito. Sutiã na gaveta é tão libertador!
Admito que no busão é inviabilizador pegar trajetórias periféricas, nas quais de acordo com minha mana quase sueca favorita, temos que fazer base com os braços embaixo pros pobrezinhos dentro dos "pula pula". Contra TPM e encontrões de cotovelos... Desconfio que só o top para exercício mesmo. Acho que tive quase uma revelação após tantas rendas e nylon. Mas só testo quando voltar à ativa. Enquanto isso, ahpaporra sutiã!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário